terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Calcanhar, Segunda Parte....

Bom dia, hoje irei mostrar como faço a segunda parte do calcanhar. O "famoso" capuchinho. Mostro de novo o final da primeira parte:

A parte de fora da peúga!

Agora um pouco de matemática!
Estas 32 malhas irão ser dividas em 3 partes: 
 * 10 malhas      -      12 malhas     -     10 malhas*.
 Fiz um esquema para ajudar, pelo menos assim o espero!

Ainda tudo muito confuso? É bem mais fácil do que parece!
 Vamos começar de novo pelo lado de dentro da meia (a parte toda feita em tricô). 

Começamos do lado do avesso!

Chegou a altura de começar a rematar e será uma só malha em cada volta.

*1- Fazemos 21 malhas em tricô. Agora com a vigésima segunda malha (22) apanhar duas malhas em tricô, primeiro remate. Deixar as restantes 9 malhas na agulha e virar.

*2- Viramos a agulha e fazemos 11 malhas em meia com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, (ou seja  a décima segunda malha + uma malha das que ficaram para trás) segundo remate. Deixar as restantes 9 malhas na agulha e virar.

*3- De novo do lado de dentro da meia fazemos 11 malhas em tricô e com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, terceiro remate. Deixar as restantes 8 malhas e virar.

*4- Fazemos agora 11 malhas em meia  com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, quarto remate. Deixar as restantes 8 malhas e virar.

*5- Fazer 11 malhas em tricô e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, quinto remate. Deixar as restantes 7 malhas e virar.

*6- Fazer 11 malhas em meia e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, sexto remate. Deixar as restantes 7 malhas e virar.

*7- Fazer 11 malhas em tricô, com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, sétimo remate. Deixar as restantes 6 malhas e virar.

*8- Fazer 11 malhas em meia e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, oitavo remate. Deixar as restantes 6 malhas e virar.

*9-  Fazer 11 malhas em tricô e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, nono remate. Deixar as restantes 5 malhas e virar.

*10- Fazer 11 malhas em meia e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, décimo remate. Deixar as restantes 5 malhas e virar.

*11- Fazer 11 malhas em tricô e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, décimo primeiro remate. Deixar as restantes 4 malhas e virar.

*12- Fazer 11 malhas em meia e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, décimo segundo remate. Deixar as restantes 4 malhas e virar.

*13-  Fazer 11 malhas em tricô e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, décimo terceiro remate. Deixar as restantes 3 malhas e virar.

*14-Fazer 11 malhas em meia e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, décimo quarto remate. Deixar as restantes 3 malhas e virar.

*15- Fazer 11 malhas em tricô e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, décimo quinto remate. Deixar as restantes 2 malhas e virar.

*16- Fazer 11 malhas em meia e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, décimo sexto remate. Deixar as restantes 2 malhas e virar.

*17- Fazer 11 malhas em tricô e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, décimo sétimo remate. Deixar a última malha e virar.

*18- Fazer 11 malhas em meia e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, décimo oitavo remate. Deixar esta última malha também e virar.

*19- Fazer 11 malhas em tricô e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em tricô, ou seja a última malha da  agulha da esquerda. Décimo nono remate. Virar!

*20- Fazer 11 malhas em meia e com a com a décima segunda malha (12) apanhar duas malhas em meia, isto é apanha-se a última malha. Vigésimo e último remate. 
Vejamos agora algumas fotos!

Capuchinho terminado!

De outro ângulo...

Agora com o meu dedo indicador dentro

Final da segunda parte. Que tal, deu para entender o sistema do remate? Com o tempo fui descobrindo alguns truques que facilitam o tricotar mas não os coloquei para evitar confusão.
Caso ainda surjam dúvidas de boa vontade cá estarei para explicar e ajudar. Por hoje já chega, coragem para a terceira e última etapa do calcanhar. Resto de um bom dia bem passado . 
Beijinhos amigos da *rosarinho*

12 comentários:

  1. Começo pelo matizado que é lindo e me faz lembrar as "minhas" meias!!!
    Espero que a sua explicação seja útil para quem se quer aventurar neste tricotar!
    Eu sei o básico...por isso quem sabe um dia nos encontramos para me ensinar "ao vivo e a cores" !!!
    Bj e vai ser mais um belo projeto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Graça, obrigada pela visita e comentário! Aqui na Alemanha só temos o problema de saber o que escolher! Existem lãs e fios de "perder" a cabeça. Também espero que alguém consiga entender como eu faço. A minha oferta mantén-se. É só viajar até Cércio, assim será mais certo. Se chegar a ter 3 semanas é sempre um remoinho comigo de um lado para o outro. Fico á espera! A lã e agulhas é comigo, como prometido.
      Beijinhos com muito carinho

      Eliminar
    2. Obrigada linda ... quem sabe um dia acontece!
      Espro que esteja muito bem de saúde!
      Bj

      Eliminar
  2. Rosarinho, mais claro é impossível. Agora só me falta o atrevimento para começar .
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nina, que bom que consegues acompanhar as minhas instruções. O convite está feito e mantém-se. A lã e as agulhas estarão por minha conta caso em Agosto tenhas a possibilidade de passar por Cércio, Miranda. Mas caso queiras tentar cá estou caso precises de "apoio". Ao vivo é tudo bem mais simples. Beijinhos carinhosos

      Eliminar
  3. Bom, Capinha se não for desta que consigo, vou chorar.
    Quanto mais gosto de meias, mais entraves encontro.
    Mas estive a ler a parece-me que é desta.
    Beijinho e continuação de bons trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gaita, não vale a pena chorar! Seu houver alguma dúvida é só dizeres que eu tentarei ajudar. Continua na minha "ao vivo" é muito mais fácil. Não tem comparação. Bom vamos então lá tentar! Boa sorte e beijinhos

      Eliminar
  4. E pronto, esta na hora de experimentar este processo! :)
    Depois conto como correu ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, que bom que alguém vai tentar! Bom, então desejo um bom resultado e estou de veras curiosa para ver como irá ficar!
    Beijinhos carinhosos!

    ResponderEliminar
  6. Trabalho maravilhoso amei as dicas, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário. Volte sempre!