sábado, 16 de maio de 2015

Desta vez Folclóre! De Trás-os-Montes!

Olá minhas amigas,
estive de novo bastante tempo afastada do meu Blog, mas sempre que podia visitava os vossos.
Hoje trago um tema diferente do habitual:  FOLCLÓRE!
Os Pauliteiros de Miranda!

Eu sou estremenha, do Concelho de Óbidos casada com um transmontano natural de Cércio, Miranda do Douro. E evidentemente um Pauliteiro de alma e coração. Que dança apaixonadamente esta forma única de folclóre que existe somente em Trás-os-Montes!

Criamos aqui na Alemanha em 2005 um grupo que se chama:
"Grupo Cultural os Pauliteiros de Nagold e. V."
Como nos tempos mais remotos cantando em mirandês ( a segunda língua oficial portuguesa  mirandês), com o Bombo e o bater dos paus faz-se Folclóre. 
Que é muito bem recebido e apreciado nas actuações que já fizemos. Tanto em festas portuguesas, como em aniversários (e outras comemorações) de pessoas alemãs, agrada a todos e a todas a idades.
Cá não existem aulas para a gaita de foles que temos em Portugal. Só ensinam a tocar a gaita Irlandêsa ou a escocesa que nada tem a ver com o som da gaita mirandesa. O que nos dificulta a nós emigrantes a aprendizagem deste intrumento tradicional português.

 Festejo do dia 3 de Maio de 2015. Uma foto do jubileu dos 900 anos de existência da cidade de Hidrilzhausen! Eu estou de capa (e de capuz porque estava a chover) o traje é bem mais bonito do que se pode ver na foto!


Para o nosso grupo foi uma honra podermos participar em tal evento. No desfile participaram muitas Associações (a maioria alemãs) assim como crianças de jardins infantis e de escolas. 


Um dos grupos de crianças participantes!



Vários temas , várias épocas!



Estes pequenos póneis aguentam uma carga até 100Kg! Pequenos mas FORTES!
 
Uma  comemoração que levou 11 meses a organizar! Mas valeu o esforço, foi lindo!
Presente esteveram também repórteres de jornais e televisão. Uma equipe fez uma reportagem que passou no dia 10 de Maio em um canal de televisão alemão.
Aqui neste LINK está a gravação do programa. Os Pauliteiros aparecem aos 28 minutos e 54 segundos. Apenas alguns segundos de actuação, mas para nós um grande orgulho em podermos assim apresentar em terras distantes as nossas  tradições portuguesas!
Espero que gostem e eu aqui espero os vossos comentários. 
Beijinhos com carinho da *capinha*

2 comentários:

  1. Que giro! Deve ter sido bem interessante! Gostei muito da tua capa, pareces o capuchinho vermelho, mas preto!lol
    Beijinho, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Olá Capinha

    É sempre interessante quando visitamos um blogue, encontrar referências a Portugal e partilhar as vivências do dia a dia especialmente de portugueses que se adaptaram aos locais onde vivem. Considero a Alemanha um país lindo e é bom que através das suas fotos tenhamos oportunidade de visualizar esses momentos.

    isabel Tiago

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário. Volte sempre!