Followers

sábado, 21 de maio de 2016

FI-NAL-MEN-TE...

....Terminei a manta dos quadrados perfeitos!
Olá de novo, depois de outra grande ausênsia sem postar. Como já antes referi lamento que as minhas postagens não sejam com uma certa regularidade e mais frequentes....Mas vou continuando com o meu "bloguinho" do qual tanto gosto e claro que também das pessoas que me seguem.
Vamos lá então, resumindo um pouco:
No ano passado encontrei 3 novelos de 400gr cada um por 2,49€ cada. Não resisti, comprei-os aqui. Fiz esta pequena peça que quase nenhuma lã levou e também fiz este poncho aqui mesmo assim ainda me sobrou muita lã. Pensei, como poderia trabalhar o restante material de forma útil. Pensei, idealizei e meti mãos á obra melhor dizendo ás agulhas.
Neste  poste mostro o começo da minha mantinha! Tinha e ainda tenho o (mau) hábito de começar trabalhos sem antes acabar o que estão em andamento e foi o que mais uma vez aconteceu.
Fiz outros trabalhos pelo meio e até comecei uma camisola (que ainda não mostrei) mas que já vai bem adiantada. Bom, agora aqui está a manta:

Aproveitei o sol e tirei esta foto no jardim.
Está um pouco ondulada mas mesmo assim dá para se ver o efeito da união dos quadrados. Estou satisfeita com  o resultado. É um trabalho de fácil execução e gastei a lã quase toda só sobrou um novelinho. Pedi á minha amiga Lete do blogue Bordalinhas uma sugestão para o acabamento ou barra como se possa chamar. Sugerido foi o ponto carangueijo, concordei que ficaria até muito bem. MAS... neste caso ficava com muita lã sem utilidade.
Dei umas voltas pela Net e encontrei esta barra.

Barra toda feita em croché, ponto baixo.

 Eu acho o efeito muito interessante e na minha modesta opinião passa bem o ponto do trabalho. Lamento não vos poder mostrar o vídeo que a blogueira gravou a mostrar como se faz esta barra. Não encontro mais o blogue e com muita pena minha não o gravei nos meus ficheiros. Vou tentar explicar com se faz: A primeira volta (e todas as outras) em croché ponto baixo, do lado da frente do trabalho. Ao finalizar a primeira volta, vira-se o trabalho e faz-se do lado de trás novamente ponto baixo MAS só se apanha metade do ponto ou seja em vez de se apanhar os dois fios do ponto só se apanha um o que fica do lado de cima. A terceira volta faz-se novamente do lado direito do trabalho e da mesma forma. A quarta de novo do lado de trás (o número de voltas é opcional). Eu fiz as 4 voltas alternadas (frente, trás) a quinta e sexta volta do lado da FRENTE E APANHA-SE OS DOIS FIOS do ponto baixo. Será que dá para entdender? Assim escrito parece um pouco complicado mas na realidade é muito fácil de trabalhar. Aqui mostro um canto onde o juntamento dos quadrados faz um efeito muito gracioso. 


Bem nítido o efeito da união do quadrados.
Já tem dono. Sim, dono! O meu rapaz quis a manta para a cama dele. È um "cliente" fiel aos trabalhos da mãe. Apanha todos quantos pode. Claro que me sinto feliz, por ter este cliente especial e irei dar o meu melhor para continuar a merecer a sua confiança! 
Mãe tola é o que eu sou!



Até breve e beijinhos da capinha  (*-*)