Followers

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Ainda mais uns mimos

Olá, cá estou eu hoje com mais uns mimos que já foram entregues. Há uns meses tricotei uma manta para o meu rapaz  aqui. O meu sobrinho gostou e como eu estava em falta para com a Margarida prontifiquei-me na hora para tricotar uma para a menina. Procurei cores apropriadas para o trabalho e encontrei estas aqui:

Achei-as muito giras!
As cores foram aprovadas, toca a encomendar e tricotar a manta "Margarida". Foi uma luta contra o tempo pois feita numa altura em que tinha muito trabalho e pouco tempo livre. Mas quando há boa vontade arranja-se uma solução e foi o que eu fiz.  Para atrapalhar um pouco depois de ter tricotado alguns quadrados cheguei á conclusão que o material era demasiado "mole" para uma manta. Comprei um tecido muito fofinho apropriado para o trabalho e forrei a manta. Só a consegui terminar jé estava de férias em Portugal. Mas foi entregue e foi isso que muito me alegrou!

Uma foto para relembrar...
 Aqui o poste da manta. Escrevo, escrevo e ainda não cheguei ao motivo do poste de hoje! Vamos lá então: sobrou-me muito fio e pensei logo em fazer uma ALMOFADA com o mesmo motivo.
Toda "repimpada" no meu sofá!
Fiz quatro quadrados perfeitos, unio-os tal como na manta e fiz o mesmo acabamento em croché. Acho-a muito gira (modéstia á parte) até para mim gostava dela. Material tenho, agulhas também.....Quem sabe talvez ainda faça uma também para mim. Soubrou-me tecido de forrar a manta. Fiz outra almofada, esta com o tecido e cosi as duas partes á mão com linha de crochetar (para ficar mais resistente). Pois quero que a Margarida brinque muito com ela.  Nada de virar peça de exposição!

Pena que as fotos não mostrem as verdadeiras tonalidades...
Apliquei um fecho para facilitar a lavagem sempre que seja necessário. Foi um trabalho rápido e "gostoso" de fazer.

Está longe da perfeição, mesmo assim dá para ser usada!
Mesmo depois de ter a almofada pronta ainda me restou mais de um novelo. Claro que não ficou sem utilidade. A este que tinha brilho juntei um branco opaco e tricotei uma peça toda em tricô com agulhas número 6. Quem adivinha o que foi?

Só podia mesmo ser uma mantinha para a boneca!
Nada mais aborrecido do que a bonequinha ficar com gripe devido á falta de uma mantinha! Fiz um arremate muito simples, também em croché para o conjunto ficar harmonioso. Reparem o que restou dos novelos todos, só aquele rolinho em cima. Foi tudo feito com muito boa vontdade e carinho. Gosto muito de presentear os meus familiares com trabalhos feitos por mim exclusivamente feitos para eles.  Olhem eles todos aqui com os seus respectivos mimos (faltam as meias, não dá para se ver) :

Mimos recebidos no dia dos anos do Papá o meu sobrinho. Timing perfeito!
Ainda falta falar sobre um mimo mas fica para a próxima. Agora vou dar adiantamento a outro mimo que já estava bastante adiantado e por motivos de força maior teve que ser desmanchado quase na totalidade. Enfim acontece! Fiquem bem e vão mostrando os vossos mimos, trabalhos, criações, enfim como lhes queiram chamar. Eu cá fico á espera. Passem bem, beijinhos   ;-)

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Continuando com os mimos...

Bom dia gente de bem!
Hoje mostro-vos mais alguns dos mimos que já chegaram a terra lusa. Pelo que vi nas fotos as crianças gostaram da novidade Meias em trico!
Há uns tempos comprei um pacote com novelos para três pares de meias. Achei as cores muito giras e pensei logo nos meus pequeninos!

Rosa, verde e azul! Foto da Net...
Não será difícil adivinhar as cores que eles receberam! Começando pela menina, claro que fiz com lã cor-de-rosa vejamos então:

Estas as que eu fiz!
Pedi a altura entre o calcanhar e o joelho para assim lhe aquecerem as perninhas. Sei que sou suspeita mas eu acho-as uma gracinha. Pronto Margarida, nada de andar com os pézinhos frios!
Para o Rodrigo fiz exactamente o mesmo. Com a lã azul tricotei a altura suficiente até lhe chegar aos joelhinhos ora vejam:

As meias do Rodrigo... sola do pés de um lado, do outro a parte de cima
Como as fiz um tamanho acima do dele, receei que ficassem muito largas nas pernas por essa razão optei por as fazer (fora a sola do pé) todas em canelado. Assim têem a elasticidade necessária. Mais uma foto das meias "Rodrigo".

Toda em canelado até ao joelho.
Asseguir mostro-vos vários vídeos (em alemão!) onde mostra como se faz o calcanhar "á minha maneira" aqui esta já é a teiceira parte da série de como se fazem as meias. Mas o começo do calcanhar! Agora os mates aqui para fazer o "carapucinho".  Para continuar mostro-vos como se voltam a colocar as malhas nas agulhas aqui. Para terminar os remates necessários para se poder continuar a tricotar a meia aqui. Quero salientar: que estes vídeos por serem falados em alemão não ajudam nada para quem queira começar a aprender. Só os coloquei para quem já tenha alguma noção do processo, para que possa pelas imagens tirar algumas dúvidas e ou melhorar a técnica. Sei que já existem vídeos em português e também em inglês, porque não ver como fazem as alemãs?
Parece muito complicado mas não é! O meu conselho é que já se tenha alguma prática a trabalhar com as agulhas de tricô. Não aconselho começar a aprender tricô com meias. Devido ao número de agulhas, aí sim torna-se complicado aprender. Para quem o tricô já é familiar com um pouco de perseverança e boa vontade aprende-se com relativa facilidade. No final é um "orgulho saudável" calçar as meias que se tricotou. Ainda há mais uns mimitos para mostrar, mas por hoje termino aqui.
Beijinhos e passem bem!

Voltem sempre!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Entregues o mimos...

Olá, hoje aqui estou eu para vos mostrar alguns do mimos que já chegaram ao destino. Estava ansiosa para que o paquete fosse entregue. Desde segunda-feira que todos os dias ía á internet ver onde este já se encontrava. Desta vez mostro-vos os gorros que eu espero que sejam bem quentinhos. Começo pelo gorro da Margarida. Foi feito tentando acertar no tamanho, agora que já vi uma foto com ele acho que ficou um pouquinho grande mas antes assim. As crianças crescem e ainda bem! Aqui está ele:

Branco, cinzento, rosa. Acho que as cores se adaptam bem aos 2 aninhos e meio da Maragarida!



















E assim dobradinho seguiu para o paquete!
Agora o gorro que fiz para o Rodrigo. O irmão da Margarida, meus segundos sobrinhos. Foi crochetado em meio ponto com agulha n° 4 assim como o da menina.

Um azul esverdeado (muito bonito) com risca em cinzento
 As fotos foram tiradas á pressa antes de arrumar tudo com muito cuidado para seguir rumo ao meu Portugal. Por esta razão a próxima foto está um pouco desfocada mas mesmo assim aqui vai:

Também este dobradinho!

Sabendo que  o papá  (o meu sobrinho) também gosta de gorros e tendo ele me confessado neste Verão que o que eu lhe fiz há uns anitos já não estava "bem de saúde" pensei em fazer também um para ele. Material tinha em estoque. Pus mãos á obra e que obra! Procurei modelos encontrei algo que me agradou enviei foto para o sobrinho. Sugestão aprovada! Mas ao seguir á regra um molde que encontrei...Foi simplesmente um falhanço! Ficou enorme, quase um balde. Não desmanchei, comecei um segundo. Tendo o cuidado de escrever exactamente os pontos que ía aumentando fiz com muito menos pontos. Ao chegar ao final, cheguei á conclusão que não estava á minha vontade. Podem se rir se quiserem! Comecei um terceiro! E em tempo record crochetei este que agora passo a mostrar:

Assim parece um gorro deformado.
Apesar deste terceiro ter sido feito, ainda com menos pontos do que o segundo fiquei com a sensação de que com uns pontitos a menos teria ficado melhor. O tempo fugia, e a vontade de voltar a fazer mais um gorro estava esgotada. Pelo menos daquele dia. O meu sobrinho já me enviou uma foto com ele e parece estar razoalvelmente bem. Dobradinho, está com muito melhor aspecto!
Ainda não encontrei tabelas, gráficos e ou esquemas para gorros em croche que realmente me tenham sido uma ajuda gratificante. Talvez seja como eu teço os pontos! Vamos lá agora saber?

Assim, vê-se melhor o efeito final!
Pronto, hoje não mostro mais dos mimos que foram juntos dos gorros. Tenho que postar "com moderação" pois quero evitar estar muitas semanas sem vos mostrar nada. Assim mostro-vos em vários postes e por categorias enquanto vou fazendo umas voltas noutro mimo para outra pessoa também muito querida. Fiquem bem e passem um bom e repousante fim-de-semana! Beijinhos
 
Voltem sempre!

sábado, 5 de novembro de 2016

Começo de Cortina

Olá de novo,  já vão a caminho uns mimos que fiz para os meus sobrinhos e paizinhos. Enquanto estes não chegam ao destino mostro-vos agora o início de duas cortinhas que quero fazer para a janela da  minha cozinha em Trás-os-Montes. Encontra-se de tudo na Net mas mesmo assim ando sempre a passar pelas parteleiras de revistas e vou dando uma olhadela para ver se descubro algo sensasional!
Gostos não se descutem e ao encontrar este modelo fiquei encantada! Comprei a revista e já iniciei  os quadrados. A começar há que ter um pouco de atenção, mas não é nenhum quebra-cabeças.

Gosto muito dos quadrados! Também se adaptam a uma toalha.
Este novelão já tem uns anitos. Aqui em muitas lojas sem ser de retrosaria uma ou outra vez no ano aparecem estes artigos e eu toca a aproveitar a pechincha. È que é mesmo muito mais barato do que se for em  casas da especialidade. 

"Já" tenho dois quadrados feitos!
A mesma foto só com a tonalidade alterada.
A foto da revista com o esquema.
Este trabalho é para o ir fazendo aos poucos mas espero que esteja pronto (ou mesmo quase) quando for a Portugal para as poder levar comigo!
Já tenho nas agulhas outro mimo para uma pessoa muito querida. Não posso adiantar mais por agora.
Por hoje fico por aqui desejando-vos um bom e repousante fim-de-semana. Até breve....Eu espero
 Beijinho amigo!