sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Não tenho postado...

...mas tenho tricotado.
Ora se ainda se lembram eu fiz uma compra que foi uma  super pechinça aqui.
Também já tinha menciondo que possivelmente iria fazer uma manta com quadros perfeitos.

Um dos quadrados já pronto a pegar aos outros!

Tenho tentado fazer o mais  que o tempo deixa e assim já tenho a fabulosa quantia de 8. Tenho um problema muito grande com as pontas a rematar. Eu explico; não consigo fazer os quadrados e depois juntá-los (coselos) todos de uma só vez. São simplesmente pontas demais para o meu gosto.

A futura manta está deste taanho!

Espero que a lã me permita fazer uma manta em "condições" ou seja que fique com um tamanho razoável. Segundo os meu cálculos penso que chegará para mais de 20 o que seria muito bom.
Coloco 100 malhas de início o que faz com que os quadrados fiquem cerca de 26 cm. Para a largura preciso de 4 agora estou em pulhas para  ver até onde a lã irá chegar. Depois terei que comprar lã de uma só cor para fazer a borda e contornar com um ponto simples e rápido como convém. Talvez umas voltas deste mesmo ponto. Logo se verá!
Por hoje despeço-me com muito carinho e com esta linda música de natal! Até breve....


A todos um bom Natal

Beijinhos



terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Com o Natal a caminho...

Olá, como referi ontem a postagem de hoje refere-se ao Natal. È  uma quadra que me deixa um pouco triste. Triste? Sim! Porque, Natal é para mim ter a família reúnida com muito amor e muita harmonia. Para mim isto é um sonho que nunca se tornará realidade. Por alguns motivos, principalmente pela distancia a que nos encontramos uns dos outros. Por outro lado o meu menino, gosta tal como o tio (fazem anos no mesmo dia) de fazer o presépio e decorar a árvore de Natal.

Um presépio "moderno" com peças Lego!

Musgo aqui não falta e tão verdinho até me dá pena apanhá-lo. Tudo bem simples, com pedaços de madeira, troncos envelhecidos, pinhas, enfim materiais encontrados pelos caminhos quando vamos dar umas voltinhas pela mata. 


De um outro ângulo. Deste lado muitos gatinhos, patinhos porquinhos e mais.

Aqui a nossa árvore de Natal, pequenota mas na minha opinião tem o tamanho ideal!

Agora mostro-vos um trabalho em croché que fiz há uns aninhos aproveitando uma almofada velha. Cortei a parte que estava estragada e fiquei com tecido suficiente para fazer este naperom. Agrada-me muito o resultado final. Gosto muito de árvores, talvez também por isso.

Fiz este naperom com pinheirinhos!

Aqui um dos cantos de mais perto.

Agora com o anjo e já está. Simples como eu gosto!



A foto do esquema não está muito boa mas penso que dá para fazer.

 Agora mostro-vos uma foto de uma das minhas "doenças"!

Anjos e mais anjos!
Nesta altura do ano é uma tentação ao ver tantos anjos. Este ano já trouxe para casa mais uns. Terei em breve que procurar uma vitrine onde os possa expor com mais espaço pois aqui quase já não cabe a ponta de uma agulha. E vocês também gostam de anjos? E quais são as vossas "doenças?
Por hoje despeço-me mas voltarei em breve com o trabalho que tenho em mãos ou melhor nas agulhas. Ups, já me descaì um pouquinho....



Anjo da Guarda,
minha companhia,
guardai a minha alma
de noite e de dia.

Beijinhos com muito carinho da *capinha*

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Para a mamã....

Bom dia, ando há dias para fazer este post só que por falta de fotos tive que adiar. 
Mas é hoje e agora mesmo que vos mostro o que "fiz" para o aniversário da minha mãe. 
Completou no dia 01 de Dezembro 78 Primaveras.

Um  xaile como o da filha.....

Foto tirada á pressa, a minha sombra a tirar a foto é bem visivel. Aqui está a minha mãe com o seu carrapicho com o qual a conheço desde que nasci. Tem orgulho nos seus cabelhinhos pretos como uma amora. Embora "já" tenha uns grisalhos mas que ainda se podem contar pelos dedos das mãos (penso que os de uma mão chegam mas não quero mentir). Voltando ao tema principal fiz a seu pedido este xaile igual ao que fiz para mim aqui. Quando eu estava a fazer o meu a minha mãe logo me disse que também gostaria de ter um só que em cinzento. Bom dei voltas e mais voltas ao meu "Stock" e cheguei á conclusão de que o material que tinha em cinzento não era o suficiente para a "obra" em causa. Perto de onde trabalho encontrei a lã e com cinco novelos ou seja 250 gr de fio, realizei o sonho da minha mãe que ficou toda contente com a rapidez com que consegui acabar o trabalho. Ela bem me conhece, começo montes de trabalhos que depois demoro anos para os terminar. 
Por vezes é tão fácil dar uma alegria a alguém, que acaba por nos alegrar também!


Gráfico do ponto, bem fácil de fazer acreditem!



Logo, logo voltarei aqui com um tema "Natalício" mais não posso dizer por agora.



Até breve e como sempre beijinhos com muito carinho da *capinha*

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Poncho

Olá aqui estou, depois de quase  4 semanas sem postar. No último post referi que íria levar um tempinho até poder mostrar o que tinha em mãos.
Finalmente posso mostrar a minha última "obra":

O meu primeiro Poncho!

Dos novelões que vos mostei aqui tricotei esta peça muito funcional e de facílima confecção! Como convém a uma ainda aprendiz de tricô.
Tricotei uma "tira" com cerca de 50 cm por 140 cm. No começo fiz cerca de 12 carreiras em ponto "bago de arroz" ou seja um ponto tricô um ponto em meia, no outro lado do trabalho onde está o ponto de meia tricota-se em tricô e no tricô faz-se um ponto em meia. Na parte da frente, do lado direito fiz 9 malhas em ponto de arroz que depois de terminado o trabalho em tricô ao juntar as partes esta "tira" a todo o comprimento foi unir com a outras 12 carreiras. Fazendo assim um efeito a toda á volta do poncho.

Esta foto sem a gola da mesma lã!

Em cima fiz umas carreiras em canelado. O que na minha modesta opinião deu um acabamento bonito e a peça ficou mais aconchegante. Não deixando uma abertura muito grande pois eu não me atrevo aprovocar a minha garganta que é muito sensivel ao frio.

Aqui mais de pertinho o canelado que fiz na abertura.

Terminei ( rematei) os pontos com agulha de coser para ficar com mais elasticidade.

O pormenor da "tira" em ponto de arroz!



Espero que dê para ver os pontos baixos em croché que fiz em toda a volta do trabalho. Foi um acabamento muito simples mesmo só para dar uma "gracinha" e o trabalho ficar mais composto.

Aqui dá bem para ver o "conjunto": poncho e gola!
Estou feliz com o resultado do trabalho. A gola que fiz anteriormente aqui passa muito bem com o poncho.  Mais umas fotos de diversos ângulos.

Vira para um lado!
E vira para o outro! Hihi!
...De costas!
Aqui um trabalho "artístico" do meu menino! Idéias é o que não lhe faltam!
Isto só para nós, tem a quem sair...

A lã faz um efeito muito bonito, mas................... só em tricô!  Tentei utilizar a o fio em diversos pontos de croché, mas o matizado  das três cores não sobresai, aliás faz um efeito nada agradável.
Ainda tenho dois novelos e meio para fazer. Talvez faça uma mantinha
de quadrados perfeitos em tricô vídeo, para que o trabalho fique com um pouco mais encorpado.
Gostaria de saber o que acham de mais esta minha aventura pelo mundo das lãs e das agulhas.
Beijinhos  sempre com muito carinho da *capinha*


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Baktus

Olá de novo, isto de ter blog e postar pode tornar-se viciante, mas como só coloco praticamente trabalhos feitos por mim não corro esse risco. No que diz respeito ás manualidades isso aí já é uma "doença crónica" (ainda bem)!

Já referi aqui algumas vezes que tenho a mania de começar inúmeros trabalhos
sem terminar os já começados. Decidi por alguma disciplina nessa mania e admito que e aos poucos o resultado é satisfatório. Aqui mostrei o começo do Baktus que vi algures num Blog e com o resto de um novelo pensei fazer um para mim. Pensei em faze-lo e sem pensar no que ainda estava por acabar comecei. Ingénua  eu queria fazer o lenço com apenas 50gr de lã que era o que me restava do novelo.
Com a euforia com que comecei rápidamente cheguei á conclusão que a lã não chegava. Como este resto de lã já "tinha barbas brancas" nem me passou pela cabeça tentar encontrar lã igual. Dei mais uma volta aos meus restos e encontrei um azul (escuro) e feliz com solução meti outra vez mãos ao trabalho com a ilusão de que teria um final feliz para o caso. A minha mãe dizia repetidamente que as duas cores não faziam "parelha" mas eu como já tinha um bom bocado feito com o azul escuro, tentava convencer-me que afinal até não estava mal de todo. Ora vejam!

Acho que preciso de óculos! Os azul é MUITO escuro.
Pedi uma opinião á minha amiga e ela também disse que NÃO, o tom é demasiado escuro. Queria dar uzo aos restos que possuia mas tive de render-me á evidência e procurar "parceria" para a minha obra. Depois de desmanchar a parte azul escura levei a parte matizada a uma loja onde sabia que íria encontrar solução para o "problema". Sem a menor dificuldade uma das simpáticas empregadas encontrou uma tonalidade que  se adapta na perfeição.

De um lado...
do outro!
De frente. Nas fotos a diferença é mínima mas na realidade é ENORME!

Apresento-vos o: PEPE!

O meu mascoque que me acompanha há mais de 20anos!

Este lindo "menino" foi-me oferecido há muitos anos por um Senhor que fez uma exposição de roupa no Hotel onde eu outrora trabalhei. No Holiday Inn em Sindelfingen. Hoje nem eu já lá trabalho nem o hotel tem este nome. Estão sempre a mudar os nomes e juntam-se a outros grupos, enfim!

Mais um final feliz, para uma das minhas "aventuras"!
Ainda bem que tomei a decisão de procurar outra cor. Na minha modesta opinião está simplemente lindo. Gosto do contraste do matizado com a cor "lisa".
Agora vai levar um "tempinho" até acabar o próximo trabalho, que ainda não sei qual será. Em breve mostro-vos o que estou a fazer além das meias "arco-íris" para mim.
Aqui bem no final do poste!
Um abraço muito amigo da *capinha*






segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Se....

Comprar um novelão  aqui com 400 gramas por 6,99 euros foi uma boa compra, o que se poderá dizer de três novelões 1,200 gramas por 7,47 euros?
Foi o que eu fiz quando vi estes três últimos novelos da promoção, super reduzidos!

Como não há duas sem três, aqui estão eles!
Já fiz um pequeno trabalho com a lã e gostei do resultado. Um agasalho para a garganta, que no meu caso nunca são de mais pois a minha é super sensivel ao frio.


Mais um daqueles trabalhos "relâmpago"! Feito bem rapidinho.
Com três cores: branco, cinzento e um castanho cor der grão.
Aqui enroladinho o meu novo agasalho.

Tirei o gráfico do Blog da Sandra da Austria aqui . Ela trabalhos interessantes e fáceis.
 
O gráfico está em inglês, mas dá muito bem para se entender.
Trabalho para iniciantes mas muito do meu agrado. Gastei muito pouco da lã, e com o resto? Bom já está outra "aventura" em marcha, mas por hoje não digo mais nada.

Beijinhos sempre com muito carinho da *capinha*
Até breve..................

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Pequeno Lenço

Como o prometido é devido, hoje venho mostrar o que fiz com dois restos de fio
que tinha arrumado há "séculos".

Resto do fio com o qual há muito fiz um cachecol para uma das minhas afilhadas.

Encontrei por acaso no Youtube um vídeo (em alemão) que ensina a fazer um lenço começando simplesmente só com uma malha na agulha  e vai-se aumentando em cada volta vídeo.
 
Aqui já com o primeiro resto tricotado.

Fiz tudo em trena (ponto mousse) e fui sempre aumentando uma malha logo 
no princípio de cada volta. Ficou um pouco pequeno mas dá para atar atrás.

Aqui está o pequenote!

Deu-me prazer em tricotá-lo, ficou pronto "num abrir e fechar de olhos".
Bom a lã também não deu para mais. É um trabalho muito simples mas eu sinto-me feliz em ter dado utilidade a mais um pouco dos meus restos de lã que são mesmo muitos. 
Espero poder mostrar mais trabalhos dentro de pouco tempo. Fiquem bem e um
ABRAÇO amigo da *capinha*





quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Xaile


Olá de novo,
depois de mais uma ausência (demorada) trago hoje o meu xaile acabado há pouco.


Aqui está ele! Uma vez mais sem a verdadeira cor.....

Tirei esta foto com ele dobrado pois para lhe tirar uma foto com ele aberto teria de ser na rua e o tempo hoje não ajuda. Vai nevar, ai vai, vai!
Ontem, já andei com ele (em casa) e soube tão bem! Hoje já foi comigo "ver o mundo".

Com o meu xaile e á esquerda a "minha tralha"!

Estou vestida de preto, mas é a roupa  de trabalho. Modernices da Hotelaria. 
Aqui de frente. Fiquei muito satisfeita com o resultado embora pareça um trabalho muito elaborado é bastante fácil de crochetar e faz-se rápido (o que convém). Ficou com um bom tamanho, aquece as costas e agasalha o pescoço. Acho-o muito confortável, já sei que este Inverno lhe irei dar muito uso.

Agora de costas! O filho "cortou" o bico mas dá bem para se ver o efeito do ponto.

Agora tenho que "inventar" o que irei fazer com o resto da lã. O novelo tinha 400g e eu só utilizei cerca de metade. Aceitam-se idéias de preferência acompanhadas do gráfico.
Por hoje digo até breve, pois hoje mesmo acabei outro trabalho.
Será tema da próxima postagem...

Beijinhos sempre com muito carinho da *capinha*

Sim, eu gosto!





domingo, 20 de setembro de 2015

Não tenho emenda. UPS.............

Bom dia e bom domingo!
Nada previa que eu hoje volta-se a postar! Ao dar uma "olhadela" aos Blog que sigo deparei-me com mais uma tentação! O famoso lenço BAKTUS! Neste Blog encontro trabalhos muito bonitos e hoje  encontrei algo que me fez "pecar" uma vez mais.
Digo pecar pois tenho o mau hábito de começar trabalhos sem primeiro acabar o que já tenho começado.
Ontem andei a arrumar um canto que estava implorando por ordem já fazia algum tempo. E claro encontrei vários trabalhos á espera de tempo e dedicação para chegarem ao tão desejado "Happy End".
Para tentar por fim a este infindavel lema até fiz uma lista com o que pretendo acabar nos próximos tempos. Aproveitei a oportunidade e separei as linhas que são para croché e as linhas e lãs para tricotar. Encontrei um resto de lã para peúgas que até já ganhou  "barbas brancas" pelo tempo que já o tenho em casa. Arrumei-o mas ficou-me vivo na memória. Talvez por eu agora andar a fazer  peúgas novamente .
Ao ver o Lenço pensei: "Opalá, e se eu fizesse um destes com o resto da lã das peúgas?"
E claro não resisti á tentação! Ora vejam:

O tal novelo!

Neste Site russo está um esquema feito á mão mas muito compreensivel. Este lenço leva em algumas carreiras o chamado "Ponto Puff". Aqui o video para quem ainda não conheça: Ponto Puff
Já exprimentei umas carreiras e acho o resultado agradável á vista!

Aqui está o futuro lenço "BAKTUS"!

Mais uma vez as cores não correspondem á realidade. São muito mais bonitas do que se apresentam na foto. Mais um trabalho para acrescentar á Lista de Afazeres. O xaile que talvez vire lenço,  já o mostrei aqui , já está bem grandinho.
Desejo  uma boa semana e mãos ás agulhas!
Beijinhos da *capinha* como sempre com carinho!!!!!!!!!!!

sábado, 19 de setembro de 2015

Peúgas para o marido

Hoje venho com muito agrado mostrar as peúgas para o marido.
"Já" as acabei! Hurra! Estou muito contente por ter mais uma "obra" terminada.
Nestes últimos dias agarrei- me as elas com toda a gana e pronto cá estão acabadinhas de sair do forno (ainda cheiram a quentes, hihi).

Aqui estão elas!

Gostei do resultado, penso que as posso apresentar sem receio (modéstia á parte).


Calçadas nos pés do marido.

Ficaram um pouco folgadas, mas antes assim! Provavelmente irei colocar um fio elástico em cima mas que não fique muito apertado. Só para segurar melhor á perna.


Agora de lado! E que tal?

Mostrei aqui um novelo á espera de vaga e ao acabar as peúgas pensei:
"Tenho que exprimentar a lã para ver o efeito das cores". As cores agradam-me muito,
 MAS já ouvi um comentário de uma pessoa que foi direta:
"Essa lã, é para uma menina!
"Quem o disse foi a minha mãe, eu não me importo nem um pouco, pois sei que ela simplesmente foi sincera comigo.
Nas agulhas tenho 64 malhas que são as que eu preciso para o tamanho do meu pé e como também já fiz 10 voltas; vou seguir em frente!

Chamei-as de Arco íris!

Sim, as cores são muito suaves tipo tons pastel. Mas será que nós mulheres, não somos durante toda a nossa vida um pouco " meninas" de vez em quando?
Vou a caminho dos 50 mas porque razão não poderei ser ainda menina para calçar umas meias com cores mais sauves?
Nem que seja só para andar em casa com os pés bem quentinhos.
Até breve!


È o que vos deseja a *capinha*