sábado, 21 de maio de 2016

FI-NAL-MEN-TE...

....Terminei a manta dos quadrados perfeitos!
Olá de novo, depois de outra grande ausênsia sem postar. Como já antes referi lamento que as minhas postagens não sejam com uma certa regularidade e mais frequentes....Mas vou continuando com o meu "bloguinho" do qual tanto gosto e claro que também das pessoas que me seguem.
Vamos lá então, resumindo um pouco:
No ano passado encontrei 3 novelos de 400gr cada um por 2,49€ cada. Não resisti, comprei-os aqui. Fiz esta pequena peça que quase nenhuma lã levou e também fiz este poncho aqui mesmo assim ainda me sobrou muita lã. Pensei, como poderia trabalhar o restante material de forma útil. Pensei, idealizei e meti mãos á obra melhor dizendo ás agulhas.
Neste  poste mostro o começo da minha mantinha! Tinha e ainda tenho o (mau) hábito de começar trabalhos sem antes acabar o que estão em andamento e foi o que mais uma vez aconteceu.
Fiz outros trabalhos pelo meio e até comecei uma camisola (que ainda não mostrei) mas que já vai bem adiantada. Bom, agora aqui está a manta:

Aproveitei o sol e tirei esta foto no jardim.
Está um pouco ondulada mas mesmo assim dá para se ver o efeito da união dos quadrados. Estou satisfeita com  o resultado. É um trabalho de fácil execução e gastei a lã quase toda só sobrou um novelinho. Pedi á minha amiga Lete do blogue Bordalinhas uma sugestão para o acabamento ou barra como se possa chamar. Sugerido foi o ponto carangueijo, concordei que ficaria até muito bem. MAS... neste caso ficava com muita lã sem utilidade.
Dei umas voltas pela Net e encontrei esta barra.

Barra toda feita em croché, ponto baixo.

 Eu acho o efeito muito interessante e na minha modesta opinião passa bem o ponto do trabalho. Lamento não vos poder mostrar o vídeo que a blogueira gravou a mostrar como se faz esta barra. Não encontro mais o blogue e com muita pena minha não o gravei nos meus ficheiros. Vou tentar explicar com se faz: A primeira volta (e todas as outras) em croché ponto baixo, do lado da frente do trabalho. Ao finalizar a primeira volta, vira-se o trabalho e faz-se do lado de trás novamente ponto baixo MAS só se apanha metade do ponto ou seja em vez de se apanhar os dois fios do ponto só se apanha um o que fica do lado de cima. A terceira volta faz-se novamente do lado direito do trabalho e da mesma forma. A quarta de novo do lado de trás (o número de voltas é opcional). Eu fiz as 4 voltas alternadas (frente, trás) a quinta e sexta volta do lado da FRENTE E APANHA-SE OS DOIS FIOS do ponto baixo. Será que dá para entdender? Assim escrito parece um pouco complicado mas na realidade é muito fácil de trabalhar. Aqui mostro um canto onde o juntamento dos quadrados faz um efeito muito gracioso. 


Bem nítido o efeito da união do quadrados.
Já tem dono. Sim, dono! O meu rapaz quis a manta para a cama dele. È um "cliente" fiel aos trabalhos da mãe. Apanha todos quantos pode. Claro que me sinto feliz, por ter este cliente especial e irei dar o meu melhor para continuar a merecer a sua confiança! 
Mãe tola é o que eu sou!



Até breve e beijinhos da capinha  (*-*)

14 comentários:

  1. Ficou linda, Maria do Rosário!
    Beijinhos, querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nina, obrigada pelo teu comentário. Fico muito feliz por merecer a tua atenção e carinho. Fico também contente por a manta te ter agradado. Beijinhos muito amigos da Maria do Rosário *capinha*

      Eliminar
  2. Olá, olá, amiga querida!
    A manta ficou um espanto: gostei/adorei a junção dos quadrados e o remate final foi a cereja em cima do bolo. :) Ficou maravilhosa! Por acaso conheço essa forma de crochetar o ponto baixo, em tempos fiz um saco assim... :)
    O teu menino é um sortudo por ter uma mãe tão dedicada, parabéns aos dois!
    Obrigada por nos teres mostrado e cá fico à espera de ver as novidades na camisola que anda nas tuas agulhas.
    Beijinho grande, até amanhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida amiga, alegra-me que tenhas gostadao do resultado final da manta. Bom também gosto e o cachopo igual. Talvez sejamos os dois sortudos pois eu acho que ter um filho com saúde também é ter muita sorte. Quanto á camisola vou tentar ser rápida pois ontem já comecei outra em tricô, estou aflita pois tenho a sensação que o fio que trouxe de Espanha (em Novembro) não me irá chegar. Quando não tenho problemas invento-os. Que criatividade a minha! Beijinhos com muito carinho da tua amiga *capinha* (*-*)

      Eliminar
  3. Parabéns Rosário pois está magnífica!
    Dá um efeito espetacular e a cor é linda...bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Graça, agradeço mais este teu simpático comentário. Gosto muito dos teus comentários assim como eu de visitar o teu Blogue. Lamento nestas últimas semanas ter estado ausente mas acredito que me compreendes e desculpas. Fico contente por teres gostado do resultado final. Beijinho amigo da *capinha*

      Eliminar
  4. É bom ter clientes fiéis sobretudo na família eheh ficou linda, um beijinho! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, que bom receber mais um comentário teu! Sim, de facto ter clientes fiés é bom e este quer quase tudo o que a mãe faz! Podera, assim de graça quem não quer? Hahahaha! Beijinhos e boa continuação para ti! *capinha*

      Eliminar
  5. A manta ficou muito gira, tem uma textura que adoro!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda bem que gostou! Aconselho! È bastante fácil de executar e o efeito muito giro. Só, requer um pouco de atenção na hora de unir os quadrados, de resto é só dar á agulhas. Beijinhos muito amigos da *capinha*

      Eliminar
  6. Olá Isabel, obrigada pelo simpático comentário. Volte sempre
    Beijinhos da *capinha*

    ResponderEliminar
  7. Minha querida, o teu comentário emocionou-me!
    A minha mãe sempre teve muito orgulho em mim ... pena que já não esteja entre nós!
    beijinhos, minha linda.

    ResponderEliminar
  8. E é para ter Nina! Eu também te admiro muito mesmo, como já mencionei nos meu comentários. Mulheres com as tuas qualidades são uma raridade hoje em dia.
    Eu ainda tenho a felicidade de ter a minha mãe. Nem quero pensar que um dia ela terá que partir á minha frente. Agora sou eu que me estou a emocionar. Beijinhos e como é bom ter contacto contigo. Boa Noite....Maria do Rosário *capinha*

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelo doce recadinho, minha linda.
    Bom fim de semana, querida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário. Volte sempre!